Lysia Condé: A mineira de voz afinada e delicada. Lysia Condé nasceu no ano de 1973 na cidade de Rio Pomba, interior de Minas Gerais, onde desde criança desenvolveu seu gosto pelo canto. No convívio do ambiente familiar foi iniciada a um rico repertório de música brasileira entoado pelos seus pais e familiares nas freqüentes reuniões promovidas em sua casa. No mesmo ambiente, cresceu apreciando a poesia e sonoridade dos artistas que projetaram a música de Minas Gerais para o mundo, com o Clube da Esquina.

167995_102773313133592_3867065_n

Seu ouvido apurado e sua voz doce e suave, ainda menina, a fazia ser selecionada para as apresentações teatrais e homenagens escolares, sempre por meio da música. Foi no grupo de teatro local que, em sua juventude, encontrou espaço para expressar duas dimensões de sua arte: a interpretação e o canto. Apesar de envolvida e motivada por esse universo artístico, a alternativa profissional possível foi buscada no município vizinho de Juiz de Fora, através do ensino universitário em Ciências Sociais, tendo como desdobramento o mestrado em Antropologia, já na cidade de Niterói, RJ.

1662679_578840348860217_1493104985_n

A mudança para Natal (RN), no ano de 2007, lhe possibilitou retomar o antigo sonho: o de cantar. Inicialmente, freqüentando o curso básico de canto da Escola de Música da UFRN e apresentando-se em recitais da instituição. A partir de 2010, decide profissionalizar-se e passa a ampliar os lugares de apresentação. Neste mesmo ano, grava um EP de demonstração.capa01

Muito elogiada entre seus pares pelo seu timbre, afinação e repertório, vem conquistando, na capital potiguar, respeito e admiração de um público crescente ao ser convidada para se apresentar em importantes palcos e espaços de valorização da música local.

Lysia Condé recebeu vários prêmios e assim conquistando o reconhecimento pelo seu trabalho, numa pequena amostra abaixo:

Em 2015 estreia o espetáculo cênico-musical “CAMARIM”, com ótima repercussão de crítica e público.

capa07É indicada ao Troféu Cultura do RN, na categoria “Melhor Cantora”.

Participa de um dos maiores festivais de música do nordeste, o Fest Bossa & Jazz e do Projeto Seis e Meia, abrindo o show da cantora Wanda Sá.

No ano de 2014 lança em Natal, RN, com sucesso de público e crítica, o primeiro CD independente “Lysia Condé”, com selecionado repertório do cancioneiro popular brasileiro. O disco teve ótima repercussão entre renomados críticos de música do país, como Mauro Ferreira, Tárik de Souza, Aquiles Reis (Grupo MPB4), além de Lívio Oliveira (Tribuna do Norte). Teve também destaque em programas de rádios internacionais, como no “Programa Nuances du Bresil”capa10

(Paris, França), no Programa “Murmullo de los Dioses (Córdoba, Argentina) e mais recentemente no Programa “Os Bastidores” (Argentina), além das rádios nacionais, como a Universitária FM, a Rádio Senado e a Rádio Nacional. O CD foi também pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira 2015.

Em 2014 grava e lança em Belo Horizonte, MG, CD do projeto “Elas de Minas”, com participação de compositoras e intérpretes mineiras, dentre as quais, Déa Trancoso, Marina Machado, Leonora Weissmann e artistas da cena atual de MG.

capa12É Indicada em três categorias para o Prêmio Hangar de Música: “Intérprete do Ano”, “Música do Ano” e “CD do Ano”.

No ano de 2013 participa da terceira edição do Projeto Parcerias Sinfônicas (FECOMÉRCIO / SESC) com a Orquestra Sinfônica da UFRN, em show tributo a Vinícius de Moraes, na capital e cidades do interior do estado do RN.

Realiza temporada de shows em homenagem a Ivan Lins com ótima repercussão de público e crítica.

Vence o “Festival Música Potiguar Brasileira”, promovido pela Rádio Universitária FM (ARPUB), interpretando a música “Toada para Cecília”, de Mário Lúcio Cavalcanti.

Em 2012 se apresenta em shows na VI Mostra da Música Brasileira Independente nos Centros Culturais do Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte (CE) e Souza (PB).capa20

No ano de 2011 Lysia Condé vence como a melhor intérprete o “Festival Sesi Música 2011”, Natal, RN, com a música Corta-Jaca, de Chiquinha Gonzaga e Machado Careca.

Lysia Condé apresenta em seu primeiro CD, onze composições que passeiam por diversos gêneros e épocas do cancioneiro popular, como o maxixe “Corta-Jaca”, de Chiquinha Gonzaga e Machado Careca, composta em 1895, e o choro “Flor Amorosa” de Joaquim Callado e Catullo da Paixão Cearense. Duas músicas de tradições orais, brasileira e hispano-americana, ganham interpretação da cantora, uma em espanhol, no acalanto “Duerme Negrito”, já gravado por Mercedes Sosa, e outra em português, na “A Lua Girou”, adaptada e gravada pela primeira vez no LP Geraes, de Milton Nascimento, em 1976.

capa28O CD conta com participação especial de Miltinho (MPB4) na faixa “Enigma”, fado de autoria dele com Magro. Ganham também registro as composições “A Vida do Rio”, das paulistas Simone Guimarães e Virgínia Amaral e “Mais de Um”, fruto da parceria de 1981 de Eduardo Gudin com o carioca Cacaso. Dominguinhos e Anastácia estão representados na voz da intérprete com “Contrato de Separação”.

Há no CD três músicas de compositores potiguares, uma delas inédita, resultado da colaboração de artistas da cena musical de Natal, onde a cantora atua. São elas, “Ana Bandolim”, de Tico da Costa, “É Brincadeira”, de João Salinas e Carlos Newton Junior e “Primeiro Olhar”, de Sérgio Farias e Cristina Saraiva.capa211

Produzido e arranjado pelo músico Sérgio Farias, o disco apresenta sonoridade delicada, com arranjos concebidos de forma a valorizar a poesia e expressividade das canções e o timbre doce e suave da cantora. A formação instrumental do disco, gravado de forma acústica e quase todo ao vivo, se assemelha ao formato de música de câmara, com dois violões (Sérgio Farias e Jow Ferreira), baixo acústico (Airton Guimarães) e percussão (Sami Tarik), além de participações de flauta (Carlos Zens), acordeom (Zé Hilton), bandolim (Sérgio Farias) e bateria (Di Steffano).

capa61O CD obteve ótima repercussão da crítica nacional especializada, tendo sido resenhado pelo conceituado Mauro Ferreira, no Blog Notas Musicais (“Lysia Condé se afina ao dar voz a Brasil Antigo”) e pelo músico Aquiles Reis, do grupo MPB-4, no GGN de Luís Nassif (“Namorando o

Futuro, o CD de Lysia Condé”), e citado de forma elogiosa pelo crítico Tárik de Souza no Blog do Tárik, além da crítica local, com a resenha do escritor e poeta Lívio Oliveira, no Jornal Tribuna do Norte (“Lysia Condé em CD Primoroso de Estreia”).

Radio Shiga by Cleo Oshiro

Website: http://www.lysiaconde.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/lysiacondeoficial

Produção Lysia Condé
contato@lysiaconde.com.br
(84) 9 8134.0542 | (84) 9 9906.9304

Flyer Lysia Red

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.