18 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  9:34
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cidade de Osaka proíbe pessoas de subir escadas pelo lado esquerdo

A cidade de Osaka, no Japão(iStockphoto/Getty Images)

Prefeitura quer que o município passe a adotar a prática usada em Tóquio, onde as pessoas sobem as escadas pelo lado direito. Quem desrespeitar a lei poderá ser multado em R$ 25

A cidade japonesa de Osaka proibirá, através de uma nova lei municipal, as pessoas de subirem as escadas rolantes pelo lado esquerdo para equiparar o munícipio com o resto do país, onde se sobe pela direita, informou nesta quarta-feira a imprensa local. Na capital Tóquio e outras cidades japonesas o habitual é permanecer no lado esquerdo das escadas rolantes das estações ferroviárias, do metrô e dos shoppings, e ceder à direita para aquelas pessoas mais apressadas que queiram subir ou descer caminhando.

No entanto, em Osaka e outros municípios vizinhos, o costume é fazer ao contrário, provocando, segundo a prefeitura, “confusão entre os cidadãos japoneses e turistas estrangeiros” que visitam a região. As autoridades locais decidiram agora atuar para mudar esta tradição, com a atenção voltada para a maior afluência de visitantes que esperam receber durante os próximos anos e por ocasião dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A prefeitura prevê aprovar no próximo mês de maio uma lei que contemple sanções verbais ou mesmo multas de 1.000 ienes (cerca de 25 reais) para os transeuntes que bloqueiem a passagem no lado direito das escadas, informou o jornal Japan Times. O anúncio provocou críticas em Osaka, onde muitos de seus moradores consideram que este costume é um traço distintivo de sua cidade.

No entanto, a iniciativa conta com o apoio da companhia ferroviária regional JR West, que anunciou a criação de uma mascote chamada ‘Hidari-desse’ (‘À esquerda’, em dialeto de Osaka) para lembrar às pessoas de permanecer no lado esquerdo das escadas e ceder a passagem no lado direito.

veja.abril.com

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)