3.9 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/26  12:46
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tufão Haishen toca o solo na cidade de Ulsan na Coreia do Sul

O tufão Haishen tocou a terra na região sul da Coreia do Sul, depois de atingir o sudoeste do Japão.

Tufão Haishen toca o solo na cidade de Ulsan na Coreia do Sul

O tufão Haishen tocou a terra na região sul da Coreia do Sul, depois de atingir o sudoeste do Japão.

Oficiais sul-coreanos dizem que o tufão aterrissou perto de Ulsan por volta das 9 da manhã desta segunda-feira (7), e está se deslocando para o norte ao longo da costa leste da Península Coreana.

Eles estão pedindo às pessoas que se mantenham vigilantes para ventos e chuvas fortes.

552 milímetros de chuva caíram na ilha de Jeju desde sábado até às 10 da manhã nesta segunda-feira (7). A precipitação no mesmo período chegou a 296 milímetros em Yangsan, no sul, e a 245 milímetros em Ulsan.

Na cidade de Busan, no sul do país, rajadas derrubaram um veículo e deixaram uma pessoa ferida. Vôos foram cancelados e mais de 17.000 residências estão sem eletricidade.

O operador de uma usina nuclear em Gyeongju, no sul do país, diz que duas turbinas geradoras pararam de funcionar.

A suspensão é, provavelmente, devido a um problema relacionado à tempestade nas linhas de transmissão de energia, mas a usina em si está em condições estáveis.

A Coreia do Norte também está em alerta máximo depois que o tufão Maysak tocou o solo na semana passada, deixando vítimas e destruindo muitas casas.

As autoridades meteorológicas norte-coreanas dizem que o Haishen deve chegar às águas ao largo de Sinpho, no leste, por volta das 21 horas de segunda-feira e pode tocar o solo mais tarde.

Eles dizem que mais de 100 milímetros de chuva podem cair ao longo da costa leste da Coreia do Norte e 300 a 400 milímetros no nordeste do país.

A televisão estatal começou a transmitir mais cedo do que de costume na segunda-feira com reportagens locais sobre a tempestade. A estação também instou os norte-coreanos a serem cautelosos.

Um repórter em Wonsan, no leste, diz que a chuva tem aumentado e está começando a inundar as estradas.

O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, inspecionou áreas atingidas pelo tufão Maysak na semana passada e criticou a falta de preparativos.

Ele instruiu que a força militar do país fosse utilizada para proteger as pessoas e as terras agrícolas contra os tufões.