2.4 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  12:58
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tufão Haishen causa danos generalizados no sul do Japão

Um grande tufão está indo para o norte depois de contornar Kyushu. As autoridades meteorológicas estão pedindo às pessoas que permaneçam em alerta.

Tufão Haishen causa danos generalizados no sul do Japão

Um grande tufão está indo para o norte depois de contornar Kyushu. As autoridades meteorológicas estão pedindo às pessoas que permaneçam em alerta.

As autoridades dizem que até as 11 da manhã desta segunda-feira (7), o tufão Haishen estava 260 quilômetros ao norte da cidade de Tsushima, na Prefeitura de Nagasaki. Dizem que o tufão estava se deslocando para o norte a 45 quilômetros por hora em direção à Península Coreana. A tempestade ainda está trazendo ventos fortes para Kyushu e parte da região de Chugoku.

O tufão também está atingindo muitas partes do arquipélago. As autoridades estão alertando sobre deslizamentos de terra, rios transbordantes e enchentes em áreas baixas.

Pelo menos 35 pessoas ficaram feridas. As autoridades da Província de Miyazaki dizem que quatro pessoas estão desaparecidas após um deslizamento de terra ter arrastado um prédio para um rio próximo.

Algumas fazendas sofreram danos. Na Prefeitura de Nagasaki, as folhas de plástico foram rasgadas devido ao vento forte. Os fazendeiros dizem que as plantações foram devastadas.

O tufão derrubou árvores e lançou objetos nas linhas de energia. Cerca de 500.000 residências estão sem eletricidade. As concessionárias dizem que os trabalhos de restauração de energia começarão o mais rápido possível.

Cerca de 6,2 milhões de pessoas, em 10 prefeituras, estavam sob orientação de evacuação até as 10h30 da manhã.

A tempestade também está interrompendo as viagens. Cerca de 580 vôos domésticos são cancelados nesta segunda-feira (7). Estes incluem vôos de e para as regiões de Shikoku e Chugoku, assim como Kyushu.

Todos os trens-bala Kyushu Shinkansen foram cancelados na segunda-feira, juntamente com todos os trens-bala Sanyo Shinkansen entre Hakata e Hiroshima.