27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  1:24
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

JEBRA Japão 2024: mais de 1000 atletas celebram o esporte no Japão

Maior evento esportivo escolar brasileiro no exterior é marcado por competição, integração e emoção.

Kakegawa, 20 de abril de 2024 – O JEBRA Japão 2024 – Jogos Escolares Brasileiros no Japão aconteceu em 20 de abril no Estádio ECOPA, em Shizuoka, Japão.

A competição se consolida como o principal evento esportivo escolar brasileiros no Exterior.

O evento contou com a participação de 26 escolas de nove províncias do Japão, e um recorde de 1000 atletas inscritos. As arquibancadas foram tomadas por pais entusiasmados, criando uma atmosfera elétrica.

Indiscutivelmente, marcou o maior evento esportivo escolar brasileiro fora do Brasil, com competições em cinco modalidades: atletismo, xadrez, tênis de mesa, futebol e vôlei, com participantes de 6 a 17 anos.

Foi uma celebração esportiva repleta de emoções, suor, sacrifícios e aplausos de alegria pelas vitórias, juntamente com os momentos comoventes de desapontamento para aqueles que não subiram ao pódio. No entanto, a essência do esporte prevaleceu – o espírito de competição, perseverança e reconhecimento dos esforços de todos.

O JEBRA começou com um desfile das 26 delegações escolares no Estádio ECOPA, acompanhado pelos batuques ressonantes dos tambores Wadaiko da escola Mundo de Alegria, recebendo aplausos da vasta plateia.

Em seguida, sob a orientação do Mestre de Cerimônias Fumio Almeida, que liderou não apenas a Abertura, mas também os principais destaques do evento, os discursos das autoridades tiveram início.

Durante os discursos de abertura, a presidente do comitê organizador, Professora Márcia Rúbia da Rocha, destacou o espírito do evento: “este é um momento de celebração, integração e competição, onde nos reunimos para promover valores de amizade, respeito e excelência através do esporte. Neste evento, que representa a união de diferentes culturas, temos o privilégio de testemunhar o talento e a determinação de jovens estudantes brasileiros e de outras nacionalidades que residem no Japão. É uma oportunidade única para demonstrar não apenas habilidades atléticas, mas também valores como trabalho em equipe, fair play e superação de desafios. Expresso minha sincera gratidão a todos os envolvidos na organização deste evento – desde os voluntários incansáveis até os patrocinadores generosos. Sem o apoio e dedicação de cada um de vocês, não seríamos capazes de realizar este evento memorável. Portanto, desejo a todos os competidores boa sorte e façam o seu melhor, lembrando sempre do espírito esportivo que nos une. Que este seja um dia de camaradagem, inspiração e realizações. Que vença o espírito esportivo!”

O Cônsul Geral do Brasil em Hamamatsu, Embaixador Aldemo Garcia, enfatizou a importância do esporte: “Gostaria de dizer aos jovens atletas que o esporte é capaz de ensinar grandes lições de vida. Devemos lutar pela vitória, mas também saber aceitar as derrotas eventualmente, tentar entender os erros cometidos e nos esforçar para superá-los. Ganhar ou perder, o empate, amanhã é outro dia e novos desafios surgirão em suas vidas.”

O Diretor da Divisão Multicultural do Governo da Província de Shizuoka, Wataru Ishii, falou sobre a camaradagem: “O número de brasileiros residentes no Japão ultrapassou 220.000 no ano passado, com 32.000 residentes na província de Shizuoka. Hoje, temos a participação de muitas pessoas de outras províncias, proporcionando uma excelente oportunidade para promover a camaradagem.”

Do Brasil, a mensagem foi transmitida pelo Ministro do Esporte, André Fufuca: “Gostaria de reforçar a importância de um dos principais eventos esportivos da comunidade brasileira no Japão, o JEBRA Japão 2024. Estudantes brasileiros, não percam esta oportunidade de participar deste evento organizado pelo Consulado de Hamamatsu e com total apoio do Ministério do Esporte. O Jebra visa promover a integração entre os jovens brasileiros residentes no Japão, incentivar a prática esportiva, o gosto pelo esporte e atividades físicas, além de reforçar a integração social e cultural de nosso país. Vamos para o jogo!”

O juramento do evento foi feito pelo ex-jogador de futebol e atual treinador baseado em Portugal, Anderson Paulista, um convidado especial do JEBRA: “Atletas do Brasil e do Japão, juramos solenemente competir no Jebra 2024 com respeito, ética, fair play e espírito de cidadania plena. Reconhecemos que temos a sagrada missão de promover, através do esporte, cumprindo fielmente suas regras, disciplina e os laços tradicionais de amizade entre Japão e Brasil. Que assim seja, para a honra e glória do esporte e de nossas nações irmãs. Prometemos, em nome de todos os competidores que participarão destes jogos, respeitar e cumprir as regras que os regem, que daremos o nosso melhor, no verdadeiro espírito esportivo, para a glória do esporte, para a honra dos dois países, Japão e Brasil. Professores, familiares e comunidade em geral. Vamos nos esforçar pela vitória na ânsia pelo sucesso, mas, acima de tudo, vamos competir com a consciência de que o esporte nem sempre é sobre vencer, mas sempre é sobre respeitar a todos, sejam vencedores ou perdedores, porque participar deste evento já é, por si só, uma brava e lisonjeira vitória. Que assim seja, que o juramento seja cumprido em sua totalidade e, acima de tudo, respeitando os principais valores que o esporte pode incutir, sem dúvida, honra e a luta incansável pelo que há de melhor em nós, que sempre nos coloca no que é primordial, a elevação do ser humano e a valorização da comunidade e de suas pessoas.”

Presentes no evento estavam o Vice-Cônsul do Brasil em Hamamatsu, João Gilberto, o Vice-Prefeito de Kosai, Senhor Noriyuki Suzuki, Vereador do Conselho Municipal de Hamamatsu, Noritaka Tori, Diretor do Departamento de Assuntos Gerais da Cidade de Kikugawa, Keiji Nakagawa, Chefe do Departamento de Cidadania e Autogoverno da Cidade de Iwata, Keiji Suzuki, Diretor de Relações Internacionais da Cidade de Hamamatsu, Yoshikazu Matsui, Diretor da Divisão de Promoção Esportiva da Cidade de Hamamatsu, Hideo Matsuno, Chefe da Seção de Colaboração Cidadã da Divisão de Apoio Comunitário do Departamento de Assuntos Gerais da Cidade de Kikugawa, Yuzo Okada, Diretor Executivo de Hamamatsu e Lago Hamanaka Ko Tourism Bureau, Tetsuya Kaneko, Vice-Presidente da Aliança de Intercâmbio Brasil-Japão, Tetsuyo Kodama, Vice-Presidente do Conselho de Cidadãos em Hamamatsu, Eber Toyohashi.

O hino nacional brasileiro foi interpretado pelo cantor brasileiro radicado no Japão,

Roberto Casanova, e o hino japonês pela cantora japonesa Mika da Silva, emocionando a plateia e levando muitos às lágrimas de saudade do Brasil.

Após os discursos e a abertura dos jogos, as competições começaram com Atletismo na pista do Estádio ECOPA, Tênis de Mesa nas salas internas do estádio, xadrez, com uma equipe de árbitros exclusivamente do Brasil para o evento, também na sala interna do estádio, vôlei masculino e feminino na Área ECOPA, com a presença de um árbitro brasileiro baseado no Japão, e Futebol masculino e feminino no Campo de Grama 2.

Enquanto isso, na praça principal do evento, acontecia o Show dos Esportes, uma das novidades de 2024, que mostrou ao público presente uma gama de esportes praticados entre os brasileiros no Japão, incluindo Karatê, Breaking Dance, Jiu-Jitsu, Capoeira, Sky Jump, Taekwondo, Aero Fight, Yoga, Muay Thai, Zumba, Kung Fu, Judô e show de embaixadinhas. No final, houve a entrega de medalhas de participação e sorteio de prêmios oferecidos pelos patrocinadores.

A praça de alimentação também se destacou, com muitos churrascos, sanduíches e refrigerantes de guaraná, sucos e doces. A IB Company, patrocinadora máster do evento, construiu um estande enorme em frente à entrada do estádio, onde era possível apreciar espetinhos de churrasco e sanduíches de linguiça, além de outros quitutes. Na mesma praça, vários estandes dos patrocinadores do evento, como UNINTER – Centro Universitário, LP Staff, Hiro World, Diplomata, Banco do Brasil, Taiyo Corporation, Mundial Foods, Garoto Japan e o Shizuoka Kem Nishi Shinkin. Outros patrocinadores incluíram Aline Cakes, Avance Corporation, Shigoto, Car Shop, Cruzeiro do Sul Virtual, Kowa, Ueno Assessoria, Brastel Remit, Susuki Motors e Zico 10.

O evento contou com o apoio das seguintes empresas: Ecojima, Help, Yorokonde, upStage, SS Drive Center, Brasil Eventos, Studio Honey Batista, Paula Kakihara, UniFill, Uniceib, Ajinomoto, Cristiane Nakamura, Spring, Brasia, Carlos Toyota Jiujitsu Team, Pure Beauty, Alternativa, JICE, Kazu Coffee, Arm Share Roastery, FJU Brazilian Jiujitsu UNIP e Malupiay Event Hall.

O JEBRA Japão é realizado pela NPO Sorriso de Criança com o apoio institucional do Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu, Consulado Geral do Brasil em Tóquio, Conselho de Cidadãos de Hamamatsu, Aliança de Intercâmbio Brasil-Japão, BBG – Asia e IGR – Instituto Guimarães Rosa.

Em nome da Comissão Organizadora do JEBRA 2024 e NPO Sorriso de Criança, gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão a todos os que tornaram o JEBRA Japão 2024 uma realidade.

Agradecemos aos nossos patrocinadores por seu generoso apoio, às autoridades locais e organizações governamentais por seu compromisso com o evento e à equipe de árbitros e orientadores por sua dedicação e imparcialidade. Um agradecimento especial vai para as escolas participantes, cujo entusiasmo e espírito esportivo contribuíram para o sucesso do evento. Não podemos deixar de reconhecer o trabalho incansável dos voluntários, cujo comprometimento e trabalho em equipe foram fundamentais em todos os aspectos do JEBRA. A todos os envolvidos, nossa mais sincera gratidão por tornar possível esta celebração do esporte, da união e da diversidade.

Para o JEBRA Japão 2025, a Comissão organizadora promete muitas novidades, que serão divulgadas assim que estiverem consolidadas.

Para ter acesso às fotos do JEBRA Japão 2024 acesse:
https://jebrajapao.com/galeria/

Para mais Press Releases do JEBRA 2024 acesse:
https://jebrajapao.com/comunicados-a-imprensa/

Contato imprensa/Assessoria de Imprensa do JEBRA
jebrapress@gmail.com

Para mais Informacões:
Site JEBRA 2024
https://jebrajapao.com/

Contato: jebrajapao@gmail.com
Tel.: 080-9722-8062