Conhecer a sua cartela de cores é fundamental para criar uma imagem pessoal com harmonia e estética.

 

 

Se você conferiu o post sobre a cor e temperatura da pele, e já conseguiu identificar qual a sua pele, agora chegou a hora de saber as cores que mais harmonizam com você.

No Visagismo, para se descobrir a cor e temperatura da pele com precisão, é feito um processo de análise que passa por várias etapas, comparando-se a pele com cartões ou panos de cores diferentes. Porém, o modo mais simples de saber qual é a sua cor, é vendo como a sua pele fica quando o bronzeado fixa. Veja mais detalhes acessando o post AQUI.

Primeiro, tente identificar a sua cor superficial – que pode ser amarelada ou avermelhada nas peles brancas; e amarelada, avermelhada ou marrom-escuro nas peles negras. Depois observe as sombras, especialmente ao redor dos olhos, para tentar identificar o tom de base.

A sua pele pode ser classificada como Primavera, Verão, Outono, Inverno, Nilo, Saara, Calipso, Spike, Blues ou Jazz, e como foi dito no post anterior, as cores que não pertencem à nossa cartela tornam nossa pele pálida, avermelhada ou esverdeada, desfavorecendo nossa imagem e causando um impacto negativo. Já as cores pessoais iluminam o rosto, e, em sintonia com a cor da roupa, acessórios, cabelo e maquiagem, favorecem a aparência como um todo, tornando-a mais interessante, harmoniosa e atraente.

Então, veja abaixo quais cores valorizam cada tipo de pele:

Classificações das peles brancas: Inverno, Primavera, Verão e Outono. (Imagem Bloguesia)
  • INVERNO: É valorizada pelas cores intensas frias, vermelhos frios (magenta, carmim, vinho), pink intenso, todos os tons escuros de azul, todos os tons intensos de verde e de roxo, cinzas escuros, cinzas frios azulados, esverdeados e roxeados, prata, preto, marrons escuros frios (chocolate, café, jacarandá). Recomendam-se acessórios prateados.
  • PRIMAVERA: Essa pele é valorizada por todos os amarelos, todos os tons beges, os rosas quentes (salmão, coral, pêssego), rosa-alaranjado, laranjas, vermelhos alaranjados, marrons quentes amarelados (mel, terras amarelos), terra de siena natural (pinho), marrons quentes avermelhados (terra de siena queimada), verdes quentes como musgo, oliva e limão, azul lavanda, dourados tanto nas roupas como nos acessórios.
  • VERÃO: É valorizada pelas cores pastéis frias, todos os tons de rosa, de azul claro e verde claro (verde água), turquesa, violeta, prata, cinza-pérola, cinzas azuladas, esverdeadas e arroxeadas, loiro claro cinza, marrons claros frios, marrom-rosado, amarelo claro, magenta, framboesa, cereja, azul-cinzento, ameixa. Recomendam-se acessórios prateados. Cores muito escuras, como o preto, deixam as pessoas do tipo verão bastante pálidas, pois contrastam demasiadamente com a pele muito clara.
  • OUTONO: Harmoniza-se bem com todos os vermelhos puros e quentes (vermelho primário, cádmio e vermelhos alaranjados), os rosas quentes (salmão, coral, pêssego), amarelo-dourado, amarelo-alaranjado-brilhante, bege escuro, dourados alaranjados, laranjas, marrons avermelhados (terras, tijolo, ferrugem), marrom-claro-amarelo, verde musgo e oliva, azul tipo jeans, preto (para os tipos de pele mais escuras), bronze. Recomendam-se acessórios e joias dourados.

 

Classificações das peles neutras: Nilo e Saara. (Imagem Bloguesia)
  • NILO: Essa pele combina somente com cores claras ou neutras frias, como cinza-azulado, ou marrom-esverdeado-claro. As cores escuras contrastam bastante com essa pele, tornando-a mais pálida e opaca. Recomendam-se acessórios e joias prateados.
  • SAARA: As cores frias que combinam com esse tipo de pele são semelhantes às da pele inverno, porém menos intensas e mais neutras, com predominância para roxo, magenta, amarelos-claros, verdes-claros e vários tons de bege. Recomendam-se acessórios e joia prateados.

 

Classificações das peles negras: Blues, Calipso, Jazz e Spike. (Imagem Bloguesia)
  • BLUES: É valorizada pelas cores frias, vivas, puras e contrastantes, com predominância para o azul, o verde e o carmim que combinam espetacularmente com ele tipo de pele. Recomendam-se acessórios e joia prateados.
  • CALIPSO: Essa pele combina com quase todas as cores quentes, mas especialmente com as luminosas, em que predominam o amarelo-dourado, e os tons quentes de rosa, salmão, coral e pêssego, tanto na roupa quanto no cabelo ou na maquiagem. Os acessórios e as joias mais recomendados são os dourados.
  • JAZZ: Harmoniza-se com cores frias, vivas, puras e contrastantes, com predominância para o magenta e o roxo. As joias e acessórios podem ser de qualquer tipo, prateados ou dourados.
  • SPIKE: É valorizada basicamente pelas cores avermelhadas e alaranjadas, vivas e quentes e com as mesmas que combinam com a pele outono. Os acessórios e joias mais indicados são os dourados.

 

Cartela de cores.

 

Agora você já sabe qual é a sua pele e quais cores mais combinam com você, valorizando a sua aparência como um todo, tornando-a mais interessante, harmoniosa e atraente.

Mas se ficou alguma dúvida ou você tem interesse em se aprofundar ainda mais nesse mundo da imagem pessoal e estilo, com a minha Consultoria Design Pessoal você recebe toda orientação para adequar a sua imagem com harmonia e estética, respeitando a sua identidade. Expresse o melhor da sua imagem! Quer saber mais? Basta acessar www.designpessoal.com e ficar por dentro de tudo.

Um super e beijo até mais!

Taiara Desirée

Fonte do post: Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza / Philip Hallawell. 2 ed. São Paulo. Editora Senac São Paulo, 2010. www.visagismo.com.br

Últimos posts por Taiara Desirée (exibir todos)