Taipei, Taiwan, 22 de agosto de 2022, Xinhua – O governo de Taiwan anunciou que aumentará em mais de 20% os gastos com defesa no próximo ano, elevando o orçamento militar para o equivalente a 31 bilhões de dólares em 2026. O valor representa um crescimento de 22,9% em relação a 2025 e ultrapassará 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) da ilha.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Cho Jung-tai em entrevista coletiva, em meio ao aumento da pressão militar da China e às cobranças da administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que Taiwan amplie seus investimentos em defesa.
“O plano demonstra a determinação e a capacidade de Taiwan em proteger a estabilidade e a segurança na região do Indo-Pacífico, além de assumir suas responsabilidades globais”, declarou Cho.
O orçamento reforçado busca modernizar equipamentos militares, expandir sistemas de defesa aérea e marítima e garantir que Taiwan esteja preparado para eventuais escaladas de tensões no Estreito de Taiwan.
A medida também reflete a crescente cooperação com os Estados Unidos, que pressionam pela consolidação de Taiwan como um parceiro estratégico frente ao avanço militar de Pequim.
O aumento de recursos em defesa, segundo o gabinete de Cho, será destinado prioritariamente à aquisição de tecnologia avançada, treinamento militar especializado e fortalecimento de sistemas de dissuasão.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am