-5.3 C
Kóka
quarta-feira, 14 janeiro, 2026 6:01: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ucrânia detém chineses por espionagem sobre míssil Neptune

Pai e filho são acusados de tentar extrair segredos militares sobre sistema usado contra navio russo

spot_img

Kyiv, Ucrânia, 11 de julho de 2025, Ukrinform – As autoridades ucranianas anunciaram a prisão de dois cidadãos chineses sob suspeita de espionagem relacionada ao sistema de mísseis antinavio Neptune, tecnologia crucial para a defesa da Ucrânia. Os detidos são pai e filho, sendo o mais jovem de 24 anos, acusado de tentar extrair documentos sigilosos sobre o armamento estratégico.

Segundo o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), o jovem chinês fez contato com um ucraniano ligado ao desenvolvimento de armamentos modernos das Forças de Defesa. Ele teria sido preso no momento em que recebia documentos técnicos confidenciais sobre a produção do sistema Neptune.

As autoridades acreditam que o pai, que visitava o país periodicamente vindo da China, seria o elo responsável por repassar as informações às autoridades chinesas. A Procuradoria ucraniana revelou que o pai chegou à Ucrânia na segunda-feira (7) e visitou a embaixada da China em Kyiv na terça-feira (8), pouco antes da prisão.

“O sistema Neptune desempenhou papel vital na destruição do cruzador russo Moskva em 2022, sendo hoje uma das tecnologias mais sensíveis da defesa nacional”, destacou um porta-voz do SBU.

A prisão ocorre num momento delicado nas relações entre Kyiv e Pequim. Ainda na terça-feira (9), o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy anunciou que seu governo imporá sanções contra empresas chinesas, acusadas de fornecer peças para drones utilizados pela Rússia no conflito.

A tensão diplomática entre Ucrânia e China se intensifica, revelando os bastidores de uma disputa geopolítica que vai além do campo de batalha. A investigação sobre o caso continua, e os dois chineses permanecem sob custódia das autoridades ucranianas.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img