Naha, Província de Okinawa, Japão, 3 de julho de 2025, NHK – As Forças Armadas dos Estados Unidos em Okinawa emitiram um pedido formal de desculpas após a condenação de um fuzileiro naval norte-americano por tentativa de agressão sexual com resultado de lesão. A condenação, ocorrida em junho, gerou inquietação na comunidade local.
O coronel Neil Owens, chefe de gabinete da Terceira Divisão de Fuzileiros Navais, esteve no gabinete do governo da província de Okinawa, em Naha, no dia (3), onde se encontrou com representantes do governo para expressar pessoalmente seu pesar.
O militar de 22 anos foi condenado a sete anos de prisão por ter tentado estuprar uma mulher em maio do ano passado na ilha principal de Okinawa. O caso reacendeu críticas à presença militar dos EUA na região, onde tensões sobre a conduta de tropas americanas têm sido recorrentes.
O chefe de gabinete do governo provincial, Tamari Masahito, respondeu de forma direta ao coronel:
Em sua resposta, Owens assegurou que a divisão trata com seriedade todas as ocorrências envolvendo seus membros e destacou que padrões de conduta elevados são exigidos dos Marines, inclusive fora das bases. Ressaltou ainda que aqueles que infringem tais regras são responsabilizados.
O coronel afirmou que seguirá colaborando com as autoridades locais para evitar novos incidentes, na tentativa de reconstruir a confiança com a população de Okinawa, onde a presença militar dos EUA continua sendo motivo de debate social e político.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















