27 C
Kóka
sábado, 19 julho, 2025 9:08: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Iniciada evacuação em ilha japonesa após série de tremores

Moradores de Akusekijima serão levados de ferry para Kagoshima após terremoto de intensidade 6 inferior

Toshima, Província de Kagoshima, Japão, 3 de julho de 2025, NHK – As autoridades da vila de Toshima, localizada no arquipélago de Tokara, no sudoeste do Japão, iniciaram a evacuação de moradores da ilha de Akusekijima após a ocorrência de um terremoto de intensidade 6 inferior registrado no dia (3). A decisão foi tomada devido à continuidade da intensa atividade sísmica na região, que contabiliza mais de mil tremores desde o dia 21 de junho.

Durante uma reunião virtual da força-tarefa de resposta a desastres da Província de Kagoshima, o prefeito da vila, Kubo Genichiro, informou que os residentes que optarem por evacuar serão transportados por mar até a cidade de Kagoshima.

O primeiro grupo de evacuados — composto por 13 pessoas, incluindo idosos de até 80 anos — embarcou na madrugada de sexta-feira (4) em uma balsa operada pela vila, partindo do Porto de Naze, na ilha de Amami Oshima. A embarcação fará paradas nas sete ilhas habitadas da vila antes de chegar ao Porto de Kagoshima, o que está previsto para o início da noite.

“A medida é preventiva e visa proteger especialmente os mais vulneráveis da comunidade”, explicou o prefeito Kubo.

Os evacuados ficarão alojados em instalações da cidade de Kagoshima por cerca de uma semana. A prefeitura de Toshima também estuda evacuar moradores de outras ilhas do arquipélago caso a atividade sísmica continue.

A ilha de Akusekijima e a vizinha Kodakarajima, ambas integrantes das ilhas Tokara, têm registrado sismos contínuos desde meados de junho. Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o tremor registrado no dia (3) foi o mais forte na vila desde que dados comparáveis começaram a ser reunidos em 1919.

“A situação é similar à registrada em dezembro de 2021, quando uma evacuação também foi realizada após tremores intensos atingirem a ilha”, lembraram os representantes da vila.

As autoridades seguem em alerta e continuam monitorando a atividade sísmica para garantir a segurança dos residentes.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img