Tóquio, província de Tóquio, Japão, 1º de julho de 2025, Teikoku Databank – Consumidores japoneses devem preparar o bolso neste mês de julho. Mais de 2 mil produtos alimentícios e bebidas terão seus preços reajustados, sinalizando uma nova fase de encarecimento nos supermercados em todo o país.
Segundo levantamento realizado por uma empresa de pesquisa privada, 195 fabricantes de alimentos e bebidas planejam reajustar os preços de 2.105 itens. O número representa cerca de cinco vezes o total registrado no mesmo mês do ano passado.
A principal causa do aumento, de acordo com o estudo, está ligada ao crescimento expressivo dos custos de matérias-primas e produção. Além disso, a instabilidade nas cadeias de suprimento e as condições climáticas anormais têm afetado o equilíbrio de fornecimento.
A tendência de aumento não deve parar por aqui. A estimativa é de que mais de 18.500 itens sofram reajustes até novembro, o que representa um salto de quase 50% em relação ao total registrado em 2024.
O consumidor japonês, que já vem enfrentando um cenário inflacionário incomum nos últimos anos, deverá reavaliar hábitos de compra e buscar alternativas mais econômicas em meio à escalada dos preços.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















