Islamabad, província de Khyber Pakhtunkhwa, Paquistão, 1º de julho de 2025, Associated Press – O Exército do Paquistão informou que 13 soldados morreram após um atentado suicida com carro-bomba ocorrido no distrito de Waziristão do Norte, próximo à fronteira com o Afeganistão. O ataque aconteceu no último sábado (29) e feriu ainda três civis.
No dia seguinte ao atentado, o ministro do Interior do Paquistão visitou os militares feridos em um hospital. Apesar da autoria ter sido reivindicada por uma facção local do Talibã paquistanês, o governo paquistanês acusa a Índia de estar por trás do ataque, alegando que foi conduzido por um grupo intermediário treinado por Nova Délhi.
As Forças Armadas do Paquistão afirmaram ainda que 14 combatentes ligados ao grupo responsável foram mortos em confrontos posteriores na região.
As relações entre Paquistão e Índia seguem estremecidas desde os conflitos armados registrados em maio, apesar de um cessar-fogo tecnicamente vigente entre os países.
A região do Waziristão do Norte é conhecida por abrigar militantes islâmicos que frequentemente desafiam a autoridade do governo paquistanês, tornando-se palco recorrente de confrontos violentos.
O atentado reacende o temor de uma nova escalada entre os dois vizinhos nucleares, num momento em que esforços diplomáticos vêm fracassando em restabelecer canais duradouros de diálogo.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am