Tóquio, Japão, 17 de junho de 2025, NHK – A startup norte-americana Hippocratic AI anunciou que lançará ainda este ano no Japão um assistente virtual com inteligência artificial voltado à área da saúde. O objetivo é auxiliar no atendimento à crescente população idosa e reduzir a sobrecarga do sistema médico do país.
O CEO da Hippocratic AI, Munjal Shah, afirmou que o Japão foi escolhido por enfrentar uma das mais graves escassezes de profissionais da saúde no mundo, agravada pelo envelhecimento acelerado da população.
A tecnologia desenvolvida oferece suporte não-diagnóstico aos pacientes. Entre as funções do assistente estão o agendamento de consultas, monitoramento do estado de saúde após internações e o gerenciamento de medicamentos. Atualmente, mais de 2,5 milhões de pessoas utilizam o sistema em diversas partes do mundo.
A chegada da solução ao Japão foi viabilizada por meio de uma parceria firmada em maio com uma empresa de capital de risco com sede em Tóquio. O plano é disponibilizar o assistente de IA ao público japonês até o final de 2025.
Com um dos maiores índices de longevidade do planeta e quase 30% da população com mais de 65 anos, o Japão enfrenta um desafio crescente para manter a eficiência dos serviços médicos. A iniciativa da Hippocratic AI promete ser uma aliada importante nesse contexto.
A empresa aposta que a tecnologia será capaz de identificar riscos à saúde de forma preventiva, alertando profissionais humanos e, assim, evitando agravamentos no estado dos pacientes.
A integração entre inovação tecnológica e bem-estar humano volta a mostrar que o futuro da saúde passa inevitavelmente pela inteligência artificial — especialmente em sociedades envelhecidas como a japonesa.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am