Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 13 de junho de 2025 – NHK – A companhia aérea Hong Kong Airlines anunciou o cancelamento de todos os voos com destino às províncias de Kagoshima e Kumamoto, no sul do Japão, durante os meses de julho e agosto, em resposta a um boato sem fundamentos científicos sobre um suposto terremoto de grande magnitude e tsunami previsto para o verão.
A suspensão temporária afeta diretamente o setor de turismo, especialmente porque a rota para Kagoshima havia sido retomada apenas na primavera do ano passado, após quatro anos de interrupção. Em dezembro, a companhia aérea chegou a ampliar o número de voos semanais, passando de três para quatro, devido à alta procura.
Segundo fontes ligadas ao setor aéreo, a taxa de ocupação dos assentos nessas rotas começou a cair na primavera deste ano, coincidindo com a disseminação do boato sobre um possível desastre natural.
A Organização Nacional de Turismo do Japão reiterou que o boato carece totalmente de base científica e incentivou turistas e operadores a planejarem suas viagens com base em informações oficiais e verificadas.
O cancelamento dos voos é mais um reflexo do impacto que informações não verificadas podem causar em setores sensíveis como o turismo. As autoridades japonesas reforçam que o país continua seguro para visitantes e que não há previsões científicas que justifiquem alarmes sobre um grande terremoto no período mencionado.
- Falências no Japão superam 10 mil pela primeira vez desde 2013 - 14 de janeiro de 2026 6:00 am
- Promotoria sul-coreana pede pena de morte para ex-presidente Yoon - 14 de janeiro de 2026 5:56 am
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
















