Hanói, Hanói, Vietnã, 11 de abril de 2025 (Japan Standard Time), Vietnam News Agency – O governo vietnamita recebeu com entusiasmo a suspensão temporária da tarifa de 46% que seria imposta pelos Estados Unidos sobre produtos do país. A pausa de 90 dias foi classificada como um “passo positivo” pelo Ministério das Relações Exteriores do Vietnã.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (10), a porta-voz Pham Thu Hang afirmou que os dois países buscarão um acordo comercial recíproco baseado no respeito mútuo. O objetivo, segundo ela, é encontrar uma solução justa e sustentável, que atenda aos interesses tanto das populações quanto das empresas de ambas as nações.
Antes da suspensão, a taxa ameaçava impactar duramente a economia vietnamita, uma vez que os Estados Unidos são seu principal destino de exportações, absorvendo cerca de 30% dos produtos vendidos ao exterior pelo Vietnã. O país mantém o terceiro maior superávit comercial com os EUA, ficando atrás apenas da China e do México.
Em conversa por telefone com o ex-presidente Donald Trump na sexta-feira (4), o secretário-geral do Partido Comunista, To Lam, expressou disposição para eliminar completamente as tarifas sobre produtos norte-americanos, solicitando reciprocidade em relação às exportações vietnamitas.
Na segunda-feira (7), o governo de Hanói anunciou que aumentará a importação de itens dos EUA voltados à segurança e defesa, enquanto aguarda que a tarifa seja postergada por pelo menos mais 45 dias, dando margem para o avanço nas tratativas comerciais.
O gesto é visto como parte de um esforço maior do Vietnã para preservar a estabilidade econômica e aprofundar laços estratégicos com Washington, num cenário global cada vez mais voltado à segurança comercial e ao equilíbrio nas cadeias produtivas internacionais.
- Vestimenta Parangoromos faz sucesso no Pavilhão Brasil - 18 de abril de 2025 12:22 pm
- China executa homem por ataque fatal a ônibus escolar japonês - 18 de abril de 2025 10:10 am
- Vazamento de dados expõe falhas em grupos do Google - 18 de abril de 2025 8:52 am