Washington DC, Estados Unidos, 12 de março de 2025, Associated Press – Trabalhadores iniciaram na segunda-feira (10) a remoção do mural “Black Lives Matter” nas proximidades da Casa Branca, em Washington DC. A pintura, que se estendia por dois quarteirões, foi criada em 2020 como um protesto contra o racismo, durante o primeiro mandato do então presidente Donald Trump. A ação ocorre após pressão de legisladores republicanos, que vinham exigindo a remoção da obra.
O slogan “Black Lives Matter” ganhou notoriedade durante os protestos antirracismo em todo o país, após o assassinato de George Floyd, um homem negro que foi morto por um policial branco que o estrangulou ao ajoelhar-se sobre seu pescoço. Esses protestos foram direcionados tanto à polícia quanto ao governo Trump, que tomou medidas para afirmar seu controle sobre as manifestações.
De acordo com a mídia dos EUA, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, decidiu remover o mural após um congressista republicano apresentar um projeto de lei que ameaçava suspender os fundos federais para Washington DC caso a obra permanecesse no local.
O ex-presidente Trump postou um vídeo nas redes sociais mostrando o trabalho de remoção do mural.
- Japão doa equipamentos médicos a hospital infantil na Ucrânia - 27 de março de 2025 3:38 am
- Okinawa relembra 80 anos do início da batalha na Segunda Guerra - 27 de março de 2025 3:31 am
- Japão registra aumento de incêndios florestais no início do ano - 27 de março de 2025 3:25 am