14.9 C
Kóka
quinta-feira, 27 março, 2025 3:17: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Premiê do Japão garante fundos suficientes para reconstrução

Shigeru Ishiba se compromete a garantir recursos para a reconstrução pós-desastre.

Tóquio, Japão, 12 de março de 2025, NHK – O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, reafirmou seu compromisso em garantir fundos suficientes para apoiar programas de reconstrução em áreas afetadas pelo desastre de 2011. Em uma coletiva de imprensa, após uma cerimônia em Fukushima para lembrar as vítimas do terremoto e tsunami devastadores que atingiram o leste do Japão há 14 anos, Ishiba destacou que a reconstrução ainda exige um grande esforço financeiro.

A segunda fase do roteiro do governo para a reconstrução pós-desastre terminará em 31 de março do próximo ano. Ishiba enfatizou que os próximos cinco anos serão cruciais para promover medidas que permitam aos residentes retornarem às suas áreas e recuperarem seus meios de subsistência.

Além disso, o premiê apontou que este período será também essencial para a desativação dos reatores da planta nuclear de Fukushima Daiichi e a disposição final do solo removido durante os trabalhos de descontaminação.

O governo revisará sua política básica neste verão, com o objetivo de garantir recursos adicionais para a reconstrução, superando os 1,6 trilhões de ienes (aproximadamente 10,8 bilhões de dólares) previstos para o período atual de cinco anos.

Ishiba ressaltou que as lições do desastre não podem ser esquecidas, e que a Agência de Reconstrução servirá como ponto de comando, com os ministros do gabinete cumprindo suas responsabilidades. Quanto à desativação dos reatores, ele afirmou que, embora haja alguns atrasos parciais, não há obstáculos significativos ao processo, e o governo continuará a apoiar o desenvolvimento tecnológico com a segurança como prioridade.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img