Yokosuka, Kanagawa, Japão, 23 de março de 2025 (NHK) – O primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, reafirmou o compromisso de fortalecer as capacidades de defesa do país diante das crescentes ameaças da China e da Coreia do Norte. A declaração foi feita durante a cerimônia de formatura da Academia Nacional de Defesa, em Yokosuka, próximo a Tóquio, no dia 15 de março.
Ishiba destacou que o ambiente de segurança no entorno do Japão mudou drasticamente, mencionando os esforços contínuos da China para alterar o status quo no Mar do Leste e no Mar do Sul da China por meio da força. Além disso, ele alertou para a rápida modernização militar da Coreia do Norte, que segue testando mísseis balísticos com frequência crescente.
O premiê japonês enfatizou que a experiência da Ucrânia demonstra como uma incursão armada pode mudar drasticamente a vida da população. Para ele, o fortalecimento da capacidade de dissuasão é essencial para garantir que nenhuma ameaça comprometa a segurança do país.
Além da ampliação dos investimentos em defesa, Ishiba ressaltou a importância do capital humano para a segurança nacional. Ele garantiu que o governo seguirá trabalhando para melhorar as condições de trabalho dos membros das Forças de Autodefesa do Japão (SDF).
A Academia Nacional de Defesa informou que 363 alunos, excluindo estrangeiros, concluíram a formação neste ano acadêmico, que se encerra neste mês. No entanto, 40 deles optaram por não ingressar nas SDF, um aumento de cinco estudantes em relação ao ano anterior.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















