Tóquio, Japão, 12 de março de 2025, Kyodo News – Os preços do arroz continuam a subir no Japão, mesmo após o governo anunciar a liberação de parte das reservas nacionais de emergência para o mercado. O aumento já chega a quase o dobro do valor do ano passado, impulsionado pela incerteza na oferta.
O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca realizou uma pesquisa em cerca de 1.000 supermercados em todo o país sobre o preço de um saco de arroz de 5 quilos. A média foi de 3.952 ienes, ou cerca de 27 dólares, para a semana até 2 de março, marcando um aumento de 94,6% em comparação com o ano passado. Além disso, o preço subiu 0,3% em relação à semana anterior, configurando o nono aumento semanal consecutivo.
Em resposta a essa escalada de preços, o governo japonês anunciou a liberação de 210.000 toneladas de arroz das reservas nacionais para estabilizar a distribuição. Esta é a primeira vez que o governo recorre a essas reservas para esse fim, já que anteriormente isso só havia ocorrido em resposta a colheitas ruins ou desastres naturais.
O processo de licitação das primeiras 150.000 toneladas teve início na segunda-feira (10) e os resultados devem ser divulgados até quinta-feira (13).
Especialistas afirmam que os preços do arroz devem começar a cair gradualmente à medida que a escassez for resolvida. No entanto, muitos acreditam que os preços não voltarão aos níveis anteriores devido ao aumento nos custos de produção.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am