Banda Aceh, Indonésia, 12 de março de 2025, Antara – Moradores da província de Aceh, na Indonésia, prestaram uma homenagem às vítimas do terremoto e tsunami que atingiram o nordeste do Japão, no 14º aniversário do desastre ocorrido em 2011. A província de Aceh tem interagido com as comunidades japonesas afetadas pelo desastre, uma vez que também sofreu enormes danos durante o tsunami do Oceano Índico em 2004, que deixou mais de 160.000 mortos ou desaparecidos.
Na terça-feira (11), mais de 40 pessoas participaram de uma cerimônia em um orfanato localizado na capital da província, Banda Aceh. O orfanato foi construído com apoio do Japão, e crianças da instituição, além do cônsul-geral japonês para a região, estavam presentes para observar um momento de silêncio em respeito às vítimas.
Uma mulher local, que morava no Japão em 2011, fez um discurso emocionado. Ela havia trabalhado como voluntária na cidade de Minamisanriku, na província de Miyagi, preparando alimentos para os afetados. Em sua fala, ela enfatizou a importância de ajudar em caso de desastres, dizendo: “Se você pode ajudar, ajude, mesmo que seja algo pequeno”.
Após o discurso, os participantes escreveram mensagens em origamis de tsurus, feitos pelas crianças do orfanato, dedicadas às vítimas do nordeste do Japão. Uma estudante local escreveu a mensagem: “Japão com o povo de Aceh”.
Aceh enfrenta o desafio de como transmitir as memórias e lições do tsunami, à medida que cresce o número de pessoas nascidas após o desastre. A lembrança da tragédia e a solidariedade entre as duas regiões continuam a ser um símbolo de apoio mútuo entre os povos de Aceh e do Japão.
- Líder da oposição na Coreia do Sul é absolvido - 27 de março de 2025 3:05 am
- Evento une japoneses e chineses sob cerejeiras em flor - 27 de março de 2025 2:49 am
- Vietnã reduz tarifas para importações dos EUA - 27 de março de 2025 2:41 am