Pequim, 12 de março de 2025, Xinhua – O Congresso Nacional do Povo da China concluiu sua reunião anual nesta terça-feira (11), após definir a meta de crescimento econômico para este ano em torno de 5%. Quase 3.000 delegados, incluindo o presidente chinês Xi Jinping, votaram em sete propostas durante a sessão final realizada no Grande Palácio do Povo, em Pequim.
As resoluções, que foram aprovadas com ampla maioria, incluem o relatório de trabalho do governo, que estabelece a meta de crescimento econômico para 2025, e o orçamento de defesa, com um aumento de 7,2% em relação ao ano passado.
O governo chinês demonstrou sua intenção de fornecer estímulos fiscais em meio à desaceleração econômica e anunciou políticas com foco em impulsionar o consumo e expandir a demanda interna. A inovação tecnológica também se tornou uma prioridade, com ênfase em competir com os Estados Unidos em áreas avançadas, como semicondutores. Além disso, o governo chinês destacou a importância de desenvolver novas indústrias, incluindo inteligência artificial.
Na segunda-feira (10), a China aumentou as tarifas de importação sobre alguns produtos agrícolas dos Estados Unidos, como resposta às tarifas adicionais impostas por Washington sobre produtos chineses. O foco agora está em como a China conseguirá manter seu crescimento econômico diante da intensificação das tensões comerciais com os Estados Unidos.
O terceiro mais importante líder do Partido Comunista da China e presidente do Congresso Nacional do Povo, Zhao Leji, não participou da sessão final devido a uma infecção respiratória.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















