Kiev, Ucrânia, 15 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time), Agência Reuters – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy expressou desconforto nesta quinta-feira (13) sobre o fato de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter telefonado primeiro para o presidente russo Vladimir Putin antes de entrar em contato com ele. Zelenskyy manifestou preocupação de que a Rússia possa tentar negociar diretamente com os Estados Unidos para encerrar a guerra na Ucrânia, sem a participação do país.
Trump anunciou, na quarta-feira (12), que havia conversado com Putin por telefone e que ambos concordaram em iniciar negociações para pôr fim ao conflito. Porém, para Zelenskyy, essa abordagem não foi bem recebida. “Não é muito agradável”, afirmou o presidente ucraniano, acrescentando que Putin pretende conduzir negociações bilaterais com os EUA, o que ele considera inaceitável. “Simplesmente não podemos aceitar nenhum acordo sem a nossa participação”, disse.
Enquanto isso, Oleksandr Syrskyi, comandante-chefe das forças armadas da Ucrânia, informou que as tropas ucranianas atualmente controlam cerca de 500 quilômetros quadrados do território que haviam conquistado durante uma ofensiva na região de Kursk, na Rússia ocidental. Embora represente menos da metade dos 1.300 quilômetros quadrados inicialmente controlados pela Ucrânia, esse avanço sinaliza que a Rússia tem intensificado sua contraofensiva na área.
O conflito entre Rússia e Ucrânia continua com batalhas intensas nas linhas de frente, enquanto ambos os lados buscam estar em uma posição vantajosa antes das negociações de cessar-fogo.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am