Tóquio, Japão, 15 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time), Agência Kyodo – O governo japonês anunciou a criação de um sistema para garantir o fornecimento estável de produtos essenciais à vida cotidiana da população durante situações de emergência. A medida foi aprovada na última sexta-feira (14) e visa assegurar a disponibilidade de itens considerados “críticos”, como semicondutores e baterias de armazenamento.
O novo sistema permitirá que o governo intervenha diretamente na produção desses produtos essenciais, assumindo temporariamente fábricas em casos como surtos de doenças infecciosas ou quando outros países impuserem restrições à exportação desses itens.
O ministro da Segurança Econômica do Japão, Kiuchi Minoru, afirmou que, embora atualmente não haja eventos que justifiquem a implementação imediata do sistema, a medida foi pensada para proteger a segurança das pessoas e garantir a estabilidade do fornecimento de bens essenciais em tempos de crise.
Com a possibilidade de o setor privado não conseguir atender à demanda por itens chave em momentos de incerteza, o governo, por meio da Lei de Promoção da Segurança Econômica, poderá intervir e tomar as medidas necessárias. O sistema estará em vigor a partir da próxima quarta-feira (19).
- EUA acusam China e Rússia de apoio a terroristas Houthis no Iêmen - 20 de abril de 2025 10:14 am
- Festival Furukawa encanta com carros alegóricos em Gifu - 20 de abril de 2025 9:31 am
- Astronauta japonês assume comando da Estação Espacial - 20 de abril de 2025 6:16 am