Tel Aviv, Israel, 28 de fevereiro de 2025, Agência Haaretz – De acordo com vários meios de comunicação israelenses, a primeira fase do acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo islâmico Hamas na Faixa de Gaza será estendida, e as negociações para a segunda fase devem começar em breve.
A primeira fase do acordo, que estava prevista para terminar no sábado (3), exige que o Hamas libere 33 reféns enquanto Israel libera prisioneiros palestinos em etapas. Ambas as partes deveriam concluir as últimas liberações planejadas até quinta-feira (1).
O jornal The Times of Israel citou um oficial israelense afirmando que “Israel dará ao Hamas algum tempo para decidir o que deseja fazer”, mas “se não houver outra liberação de reféns até o sábado (8 de março) – indicando a continuidade da primeira fase – Israel considerará o cessar-fogo encerrado.”
Uma emissora de televisão israelense também informou que autoridades egípcias afirmaram que um acordo preliminar foi alcançado entre Israel e Hamas para estender a “Fase A” do acordo. O governo egípcio anunciou que as negociações sobre a “Fase B”, a extensão da Fase A e as garantias para a implementação do acordo ocorrerão na segunda-feira (3) no Cairo.
Há também a possibilidade de que o Enviado Especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, participe das negociações, embora se espere que as conversas sejam difíceis, já que Israel exige a expulsão dos líderes do Hamas e o desarmamento do grupo como condições para a retirada completa das tropas israelenses de Gaza.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am