Paris, França – 8 de janeiro de 2025 – Agência France Presse – Jean-Marie Le Pen, fundador do partido francês de extrema-direita Front Nacional, faleceu aos 96 anos. A informação foi confirmada nesta terça-feira (7) pelo atual partido, conhecido como Rassemblement National, em uma postagem nas redes sociais.
Le Pen iniciou sua carreira política em 1956, quando foi eleito para a Assembleia Nacional aos 27 anos. Em 1972, fundou o Front Nacional, que mais tarde se tornaria o Rassemblement National, atualmente liderado por sua filha, Marine Le Pen.
Durante cerca de 40 anos, Jean-Marie Le Pen comandou o Front Nacional, sendo uma figura central na política francesa, conhecido por suas posturas polêmicas em relação à imigração, à União Europeia e à globalização. Em 2011, transferiu a liderança para sua filha, mas acabou sendo expulso do partido devido a desentendimentos sobre a direção política da sigla.
Nos últimos anos, Le Pen enfrentou diversos problemas de saúde e foi hospitalizado várias vezes. Sua morte marca o fim de uma era para a extrema-direita na França, com seu legado e as controvérsias que marcaram sua trajetória política ainda gerando debates no país.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am