Tóquio, Japão – 8 de janeiro de 2025 – Agência Kyodo – O primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, se encontrou nesta terça-feira (7) com o CEO do conglomerado SoftBank, Son Masayoshi, que recentemente esteve com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro ocorreu em um restaurante de Tóquio e contou também com a presença do ministro das Relações Exteriores, Iwaya Takeshi, e do ministro da Economia, Comércio e Indústria, Muto Yoji.
Durante o encontro, Ishiba e Son discutiram temas importantes para as relações econômicas entre Japão e Estados Unidos, com destaque para a visita de Son a Trump, realizada no mês passado na Flórida. Na ocasião, o CEO da SoftBank anunciou um investimento de 100 bilhões de dólares dos Estados Unidos em projetos da empresa japonesa.
A conversa entre o primeiro-ministro e o CEO também abordou o bloqueio imposto pelo presidente dos EUA, Joe Biden, à aquisição da US Steel pela Nippon Steel, rival japonesa. Son relatou que Ishiba demonstrou interesse em ouvir sobre as políticas econômicas de Trump e pediu ao executivo japonês detalhes sobre suas impressões sobre o encontro.
Até o momento, Ishiba não se reuniu pessoalmente com o presidente eleito dos Estados Unidos, mas tem mostrado um crescente interesse nas questões relacionadas às relações entre os dois países, especialmente no campo econômico.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am