Tóquio, Japão, 8 de janeiro de 2025 (Kyodo News) – O Japão e a Indonésia concordaram em intensificar a cooperação bilateral em segurança marítima. A decisão foi tomada após uma reunião entre os ministros da Defesa dos dois países, Nakatani Gen, do Japão, e Sjafrie Sjamsoeddin, da Indonésia, realizada na capital indonésia, Jacarta, nesta terça-feira (8).
Nakatani destacou a importância da modernização da marinha indonésia para fortalecer sua capacidade de dissuasão, afirmando que isso contribuirá para a paz e estabilidade da região. A Indonésia, com uma extensa costa que abrange o estreito de Malaca, uma das rotas de navegação mais importantes para o Japão, desempenha um papel estratégico na segurança marítima global.
Durante o encontro, os dois ministros acordaram a necessidade de intensificar a cooperação para garantir um Indo-Pacífico livre e aberto, especialmente diante das crescentes atividades marítimas agressivas da China. Eles concordaram em iniciar conversações a nível de trabalho para a transferência de equipamentos de defesa e cooperação tecnológica, incluindo o desenvolvimento conjunto de um navio de guerra.
Além disso, foi decidido fortalecer a cooperação entre as Forças de Autodefesa do Japão e o exército indonésio, por meio de exercícios conjuntos e intercâmbio de pessoal de alto escalão.
Em declarações à imprensa, Nakatani enfatizou a importância estratégica da Indonésia para o Japão, devido à sua proximidade com uma rota marítima vital. Ele afirmou que o encontro foi fundamental para abrir caminho para futuras colaborações em defesa, especialmente com a aproximação da cúpula bilateral prevista para os próximos dias.
O primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, visitará a Indonésia ainda nesta semana para discutir com o presidente Prabowo Subianto sobre o avanço dessa cooperação.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am