Pyongyang, Coreia do Norte, 27 de janeiro de 2025, KCNA – A Coreia do Norte anunciou o lançamento bem-sucedido de um míssil estratégico, evento supervisionado pessoalmente pelo líder Kim Jong Un. Este é o primeiro teste de mísseis conduzido pelo país desde a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Segundo o jornal oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia, o Rodong Sinmun, o teste foi realizado no sábado (25) pela Administração de Mísseis da Coreia do Norte. O míssil, projetado para trajetórias complexas, voou cerca de 1.500 quilômetros em trajetórias ovaladas e em forma de oito, atingindo seu alvo após mais de duas horas no ar.
Kim Jong Un destacou que o desenvolvimento das forças armadas norte-coreanas está progredindo conforme planejado no último ano do programa de defesa nacional de cinco anos. Ele descreveu o teste como um aprimoramento do poder de dissuasão militar do país.
Paralelamente, o chefe da seção de notícias estrangeiras do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano condenou um recente exercício militar conjunto entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul. Em comunicado divulgado no domingo (26), o representante afirmou que a Coreia do Norte responderá de forma mais rigorosa às “ameaças contínuas de Washington”.
O teste reforça as tensões na península coreana, à medida que Pyongyang continua a demonstrar avanços em suas capacidades militares. Observadores internacionais consideram o episódio um sinal de que o país mantém sua trajetória de fortalecimento bélico em um cenário de crescentes pressões diplomáticas.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















