Kanazawa, Ishikawa, Japão, 23 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Agência Meteorológica do Japão reduziu o alerta de emergência para chuvas intensas em partes de Ishikawa para um aviso, mas continua instando as pessoas a permanecerem alertas para possíveis inundações e deslizamentos de terra na prefeitura central.
A cidade de Wajima registrou quase 500 milímetros de chuva desde a noite de sexta-feira (20) até as 17h de domingo (22), enquanto Suzu registrou quase 400 milímetros. Ambos os valores são mais que o dobro da média de chuvas para setembro e os mais altos desde que a agência começou a manter registros.
Autoridades de Ishikawa confirmaram uma morte em Suzu, onde uma pessoa faleceu após sua casa ser engolida por um deslizamento de terra. Seis pessoas estão desaparecidas.
Em Wajima, policiais e bombeiros relatam que quatro casas localizadas às margens de rios foram levadas pelas águas, e quatro residentes estão desaparecidos. O governo da prefeitura de Ishikawa divulgou os nomes de oito pessoas em Wajima e Suzu, com idades entre 14 e 89 anos, cujo paradeiro permanece desconhecido.
O Ministério da Defesa enviou pessoal das Forças de Autodefesa para Wajima, Suzu e a cidade de Noto, atendendo a um pedido de Ishikawa.
A frente de chuva deve se mover para o sul em direção às Ilhas Nansei durante a noite de domingo para segunda-feira (23), permanecendo na região por algum tempo. Previsões indicam mais chuvas para várias regiões do Japão nas próximas 24 horas.
A East Japan Railway retomou as operações do trem-bala Yamagata Shinkansen entre as estações de Yamagata e Tóquio por volta das 16h de domingo, após a diminuição das chuvas. No entanto, os serviços entre Yamagata e Shinjo permanecem suspensos durante todo o domingo.
As autoridades continuam monitorando de perto a situação e pedem à população que permaneça vigilante e siga as orientações de segurança.
- Eleição presidencial na Romênia é anulada por interferência russa - 7 de dezembro de 2024 12:22 pm
- Filipinas realizam exercício militar conjunto com Japão e EUA - 7 de dezembro de 2024 12:15 pm
- Japão reforça importância de laços com a Coreia do Sul - 7 de dezembro de 2024 12:09 pm