Hirosaki, Aomori, Japão, 09 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Um estudante do ensino fundamental de 13 anos da prefeitura de Aomori, no nordeste do Japão, tem se dedicado à pintura de um grande float que desfilará pelas ruas de Hirosaki durante o famoso festival Neputa, programado para o início de agosto.
Kotaro Kikuchi, aluno do primeiro ano do ensino fundamental II, é membro de um dos grupos de cidadãos que participam do festival. Ele foi escolhido para desenhar a ilustração que adornará o float de seu grupo.
Desde junho, Kikuchi tem recebido orientações de seu mentor, o mestre Neputa Juka Yamaya. No domingo (7), o jovem artista estava desenhando em um espaço de trabalho na cidade de Aomori.
A pintura de Kikuchi é baseada no período dos Três Reinos da China. Ele esboçou guerreiros lutando em uma guerra em papel washi japonês em forma de leque, medindo 2,5 metros de comprimento e 3,5 metros de largura. Com muito cuidado, o estudante estava colorindo as armaduras e membros dos guerreiros com corantes vermelhos e amarelos, seguindo as instruções de seu mentor.
“Estou feliz, pois é meu sonho criar um float para o festival”, disse Kikuchi. “Espero criar um float que deixe uma impressão nos espectadores.”
O Festival Neputa de Hirosaki é um dos principais festivais de verão do Japão. Floats em forma de leque com imagens retratando figuras históricas, como guerreiros e beldades, desfilam pelas ruas, acompanhados por música tocada em instrumentos tradicionais japoneses.
A participação de jovens artistas como Kikuchi no festival Neputa demonstra a importância da preservação e transmissão das tradições culturais japonesas para as novas gerações, garantindo a continuidade dessa celebração centenária.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am