Jacarta, Indonésia, 11 de julho de 2024 – Agência de Notícias Antara – Um deslizamento de terra provocado por chuvas torrenciais na ilha de Sulawesi, Indonésia, deixou pelo menos 23 mortos e 33 desaparecidos. O desastre ocorreu no domingo (7) em uma mina de ouro ilegal na província de Gorontalo, no norte de Sulawesi.
Acredita-se que a maioria das vítimas sejam mineiros e moradores locais. As equipes de resgate continuam as buscas por sobreviventes, enfrentando dificuldades devido ao bloqueio das estradas pelo deslizamento.
Rikson Buhungo, um sobrevivente, relatou o momento dramático: “As pessoas foram engolidas repentinamente pela lama. Fiquei tão em pânico que não tive tempo de ajudar os outros. Só consegui gritar quando o deslizamento começou a me arrastar”.
As autoridades locais estão alertando a população para permanecer vigilante, pois há previsão de continuidade das chuvas intensas. Em maio deste ano, inundações e deslizamentos causados por chuvas torrenciais já haviam causado 16 mortes em Sulawesi.
Este incidente ressalta os riscos associados à mineração ilegal e a vulnerabilidade de certas regiões da Indonésia a desastres naturais. As autoridades enfrentam o desafio de equilibrar as necessidades econômicas locais com a segurança da população e a preservação ambiental.
- Casal imperial do Japão visitará ilha de Ioto em homenagem às vítimas - 22 de março de 2025 8:27 am
- Aeroporto de Narita registra recorde de turistas estrangeiros - 22 de março de 2025 8:05 am
- Taiwan anuncia aumento de auxílio para militares - 22 de março de 2025 7:52 am