28 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  10:02
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cúpula da OTAN em Washington discutirá apoio à Ucrânia

Líderes reforçarão compromisso com aliança em seu 75º aniversário.

Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 10 de julho de 2024 – Agência de Notícias AP-  Líderes dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) se reunirão em Washington de terça-feira (9) a quinta-feira (11) com o objetivo de fortalecer o apoio à Ucrânia. A cúpula marca o 75º aniversário da aliança, que agora conta com 32 países membros após a recente adesão da Suécia.

O Secretário-Geral Jens Stoltenberg afirmou que a cúpula deve reforçar o papel da aliança ocidental na assistência militar à Ucrânia. Espera-se que a OTAN coordene o treinamento de tropas ucranianas e o fornecimento de armas por seus países membros. Stoltenberg também prevê que os membros concordarão com apoio financeiro para assistência militar a Kiev.

Quatro países não-membros da região Indo-Pacífico, incluindo o Japão, foram convidados para a cúpula, visando aprofundar a cooperação com a OTAN. O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy também participará do evento.

A cúpula ocorre em um momento crucial para a aliança, com preocupações na Europa sobre o possível impacto de uma eventual eleição de Donald Trump como presidente dos EUA em novembro. Trump tem expressado ceticismo em relação à organização, insistindo que os países membros dependem excessivamente dos Estados Unidos para sua defesa nacional.

Diante desse cenário, Stoltenberg deve enfatizar durante o encontro em Washington que a OTAN é uma ferramenta importante também para os Estados Unidos, buscando reafirmar a relevância e a unidade da aliança.

A cúpula de Washington representa uma oportunidade para a OTAN demonstrar sua coesão e compromisso com a segurança coletiva, especialmente em face dos desafios geopolíticos atuais e da contínua guerra na Ucrânia.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)