Sakura City, Chiba, Japão, 15 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A operadora de uma ferrovia que circula em uma cidade próxima a Tóquio lançará um sistema de bilhetagem por reconhecimento facial neste sábado (15). Será a primeira vez que um sistema desse tipo será introduzido de forma plena em uma ferrovia no Japão.
A Linha Yamaman Yukarigaoka percorre uma área residencial na cidade de Sakura, na prefeitura de Chiba, com uma rota total de aproximadamente 4 quilômetros.
Os passageiros precisarão registrar antecipadamente sua foto facial, cartão de crédito e outras informações online. Câmeras instaladas nos portões de entrada verificarão seus rostos, permitindo o embarque com o pagamento automático da tarifa via cartão de crédito.
Os bilhetes de papel continuarão disponíveis, mas aqueles com tarja magnética serão substituídos por bilhetes com códigos QR. Haverá algumas exceções, como bilhetes com desconto.
A operadora ferroviária relata que uma empresa especializada em tecnologias de reconhecimento facial desenvolveu o sistema, planejando inicialmente implantá-lo em uma rota de pequena escala com planos de expansão pelo país.
A operadora investiu cerca de 60 milhões de ienes, equivalente a 381 mil dólares, incluindo subsídios do governo, para introduzir o sistema.
Um oficial sênior da operadora, Yoshida Hideaki, mencionou que o custo de fornecer bilhetes aos passageiros deverá diminuir em aproximadamente 30%.
O oficial expressou esperança de que os passageiros experimentem o sistema conveniente e inovador.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















