Seul, Coreia do Sul, 15 de junho de 2024 (Agência de Notícias Yonhap) – Uma pesquisa revelou que balões carregados de lixo lançados por Pyongyang, recentemente, na Coreia do Sul pousaram em mais de 770 locais em todo o país.
Desde 28 de maio, a Coreia do Norte tem lançado, repetidamente, tais balões em direção à Coreia do Sul, em retaliação aos balões com panfletos anti-Pyongyang enviados para o Norte por desertores norte-coreanos no Sul.
Um documento divulgado pela Agência Nacional de Polícia da Coreia do Sul a um legislador sul-coreano mostrou que mais de 1.600 desses balões foram lançados pelo Norte e seus pousos foram confirmados em 778 locais.
As localizações abrangem uma vasta área, incluindo a capital Seul, a província oriental de Gangwon e a cidade do sudeste de Gyeongju.
Especialistas expressam preocupação de que os balões possam ser utilizados em possíveis ataques com armas biológicas ou químicas.
Uma pesquisa de opinião divulgada na sexta-feira (14), mostrou que 60% das pessoas entrevistadas consideram os balões norte-coreanos uma ameaça, enquanto 36% não compartilham dessa visão.
No domingo, o exército sul-coreano respondeu conduzindo transmissões de propaganda anti-Pyongyang por alto-falantes perto da linha de demarcação militar pela primeira vez em seis anos. O exército afirmou que a continuidade das transmissões dependerá da decisão de Pyongyang.
O exército sul-coreano permanece em alerta para possíveis novos balões que possam vir da Coreia do Norte.
- Taiwan detecta 12 aeronaves e 5 navios militares chineses - 10 de novembro de 2024 9:14 am
- Biden e Trump se encontrarão na Casa Branca na quarta-feira - 10 de novembro de 2024 8:19 am
- Coreia do Norte: Cúmplice disfarçada na guerra da Rússia - 10 de novembro de 2024 7:54 am