25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  5:27
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rússia recebe reunião ampliada de ministros do BRICS

Encontro marca primeira participação de novos membros como Irã e Emirados Árabes Unidos.

Nizhny Novgorod, Rússia, 11 de junho de 2024 (Agência de Notícias Tass) – Ministros das Relações Exteriores dos países do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros – abriram uma reunião de dois dias na cidade russa central de Nizhny Novgorod. Este é o primeiro encontro do tipo desde que Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito e outras nações aderiram ao grupo este ano.

Na abertura, o ministro das Relações Exteriores da Rússia e anfitrião, Sergey Lavrov, disse que a expansão do BRICS mostra claramente a formação de uma ordem mundial multipolar.

Os participantes devem discutir cooperação em segurança e economia.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia diz que, incluindo o principal diplomata chinês Wang Yi e ministros de outros países membros, esperam representantes de mais de 20 países do Oriente Médio, Ásia e África amigáveis à Rússia para participar. Isso ressalta o forte interesse no grupo BRICS.

A Rússia, aparentemente, está usando a ocasião para aumentar a presença do BRICS e impulsionar laços com países do Sul Global para contrabalançar o bloco ocidental.

A reunião ocorre em meio a tensões globais exacerbadas pela guerra na Ucrânia, com a Rússia buscando fortalecer alianças para enfrentar as sanções ocidentais.