Taipei, Taiwan, 11 de junho de 2024 (Agência de Notícias Taipei Times) – A guarda costeira de Taiwan prendeu um homem chinês que navegou um pequeno barco para um porto na foz de um rio que leva a Taipei.
Oficiais da guarda costeira dizem ter avistado uma embarcação suspeita a cerca de 10 quilômetros da costa de Tamsui, no norte de Taiwan, antes do meio-dia de domingo (9).
O barco, posteriormente, entrou no rio e colidiu com outras embarcações em um terminal de balsas. O homem foi preso no local.
Alguns meios de comunicação taiwaneses relataram que ele navegou da província de Fujian, no sul da China.
As autoridades investigativas estão interrogando o homem sobre o motivo da intrusão.
O barco entrou em um rio que atravessa distritos residenciais no norte de Taiwan, a apenas 20 quilômetros do centro de Taipei, onde fica o escritório presidencial.
A foz do rio é considerada uma área-chave em termos de segurança.
O incidente ocorre em meio a tensões crescentes entre Taiwan e China, com Pequim intensificando exercícios militares próximos à ilha, que reivindica como seu território.
As autoridades taiwanesas estão investigando se o caso foi um incidente isolado ou pode representar uma ameaça maior à segurança nacional.
- Polônia e países bálticos planejam sair de tratado que proíbe minas terrestres - 19 de março de 2025 5:06 am
- EUA e Rússia não concordam com trégua de 30 dias na Ucrânia, mas avançam em proteção de energia e infraestrutura - 19 de março de 2025 4:36 am
- Príncipe Hisahito do Japão se forma no ensino médio - 19 de março de 2025 4:29 am