28.5 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  7:11
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Filipinas adquirirão 5 navios patrulha do Japão até 2028

Acordo visa fortalecer guarda costeira filipina em meio a tensões com China.

Manila, Filipinas, 11 de junho de 2024 (Agência de Notícias Philstar) – As Filipinas assinaram um acordo com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para adquirir até 2028 cinco grandes navios patrulha para sua guarda costeira.

Em meio às crescentes tensões entre as Filipinas e a China sobre reivindicações em águas disputadas, a JICA assinou o acordo com o Departamento de Finanças filipino na segunda-feira (10) para fornecer um empréstimo de baixa taxa de juros no valor de cerca de 64 bilhões de ienes (410 milhões de dólares).

Os navios de resposta multifuncionais de 97 metros podem realizar missões de longo prazo no mar aberto. A entrega está prevista para 2027 e o ano seguinte.

O secretário de Finanças filipino, Ralph Recto, disse que é “crítico” equipar totalmente a Guarda Costeira filipina com navios de ponta para cumprir sua missão como guardiã dos mares do país, protegendo a soberania marítima e defendendo os direitos dos pescadores filipinos.

O chefe representante do escritório da JICA nas Filipinas, Sakamoto Takema, disse que a agência dará seu “mais alto compromisso e apoio” para atender a essas necessidades.

O Japão forneceu 12 navios patrulha para as Filipinas por meio de empréstimos desde 2013. A maioria opera no Mar da China Meridional.

A aquisição visa reforçar as capacidades marítimas filipinas em meio às disputas territoriais com a China em partes do Mar da China Meridional, ricas em recursos naturais.