32.1 C
Kóka
domingo, 2024/07/28  12:02
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ritual realizado para boa colheita e recuperação após terremoto

Moradores e voluntários participam de cerimônia "mushi-okuri" em área agrícola atingida por tremor.

Nanao, Ishikawa, Japão, 10 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Moradores e voluntários de uma área agrícola em Ishikawa, na Península de Noto, atingida por um terremoto no Dia de Ano Novo, participaram de uma cerimônia chamada “mushi-okuri”.

O ritual é realizado todos os anos após o plantio do arroz para afastar insetos nocivos das lavouras com tochas.

Cerca de 80 pessoas se reuniram no distrito de Omaki, em Nanao, no sábado (8). Eles carregavam tochas de bambu de aproximadamente um metro de comprimento.

Eles caminharam lentamente, tocando sinos e batendo tambores, orando por uma rápida recuperação do terremoto e reconstrução da comunidade.

O tremor danificou canais de irrigação que abastecem as lavouras de arroz. A maioria dos agricultores do distrito não pôde plantar arroz este ano.

Eles pensaram em cancelar o evento, mas decidiram realizá-lo para manter o espírito comunitário.

Uma das participantes foi uma voluntária de Kobe que veio ajudar logo após o terremoto.

Ela disse que a situação não mudou muito desde o tremor, mas durante o ritual pôde sentir as esperanças dos moradores da comunidade pela reconstrução de suas vidas.

O líder do grupo organizador, Urakami Hiroyuki, disse estar grato às muitas pessoas que ajudaram a tornar o evento possível. Ele acrescentou que a comunidade trabalhará unida para trazer de volta a vida normal e a bela paisagem da área.