Tóquio, Japão, 9 de junho de 2024 (Agência de Notícias NHK) – Segundo a NHK, os detalhes de um documento bilateral estabelecendo medidas de apoio que o Japão fornecerá à Ucrânia, foram apurados pela agência. Fontes dizem que o governo japonês planeja assinar o documento com a Ucrânia à margem da cúpula do G7 na próxima semana.
Preparativos estão sendo feitos para que o primeiro-ministro Kishida Fumio e o presidente Volodymyr Zelenskyy realizem conversações e assinem o documento à margem da cúpula do G7 na Itália, a partir de 13 de junho.
A NHK apurou que o documento estabelecerá que o Japão continuará a fornecer ajuda em segurança e defesa à Ucrânia dentro da estrutura da Constituição do país.
As medidas incluirão o fornecimento de equipamentos e suprimentos não letais, tratamento de soldados ucranianos feridos e cooperação no campo de inteligência.
Quanto à reconstrução, espera-se que o documento diga que o Japão fornecerá apoio na remoção de minas terrestres, melhoria da situação humanitária para mulheres e crianças e reconstrução de suas vidas, além do desenvolvimento do setor agrícola.
O documento terá validade de 10 anos e confirmará o apoio contínuo do Japão à Ucrânia.
No ano passado, mais de 30 países, incluindo o Japão, se comprometeram a elaborar um pacto bilateral para esclarecer o apoio à Ucrânia em meio à invasão russa em andamento. Até agora, 15 países teriam assinado os documentos com a Ucrânia.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am