25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  5:56
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Belarus se junta aos exercícios nucleares táticos da Rússia

Aliado de Moscou participa de simulações de implantação de armas nucleares táticas.

Minsk, Belarus, 11 de junho de 2024 (Agência de Notícias Tass) – O ministério da Defesa de Belarus, aliado da Rússia, diz que suas forças estão participando de exercícios militares russos para simular o uso de armas nucleares táticas.

O ministério anunciou na segunda-feira (10) que unidades das forças armadas bielorrussas estão participando da segunda etapa dos exercícios russos.

O ministro da Defesa bielorrusso, Viktor Khrenin, criticou o Ocidente por aumentar as tensões na região, dizendo que os líderes das nações ocidentais estão perseguindo uma política militar agressiva e não demonstram disposição para um diálogo construtivo.

Khrenin afirmou que seu lado está mais determinado do que nunca a responder a quaisquer ameaças impostas tanto a seu país quanto à Rússia.

O ministério da Defesa russo anunciou no final do mês passado o início da primeira etapa dos exercícios no Distrito Militar Sul, que também serve como base para a ofensiva russa na Ucrânia. Belarus deveria se juntar na segunda etapa.

Embora armas nucleares táticas russas tenham sido implantadas em Belarus, esta é a primeira vez que o aliado da Rússia participa de exercícios envolvendo tais armas. Especialistas dizem que o movimento pode levar a uma escalada de tensões com países ocidentais.

Os exercícios são vistos como uma tentativa da administração do presidente russo, Vladimir Putin, de ostentar poder nuclear e conter países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, que recentemente deram permissão à Ucrânia para atingir alvos na Rússia com armas fornecidas por eles.

A participação de Belarus aumenta os temores de um possível envolvimento direto do país na guerra contra a Ucrânia ao lado da Rússia.