28.5 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  7:11
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Modi é empossado para terceiro mandato como primeiro-ministro da Índia com força reduzida do BJP

Coalizão liderada pelo partido de Modi conquistou maioria dos assentos na última eleição geral.

Nova Délhi, Índia, 10 de junho de 2024 (Agência India Times) – Narendra Modi iniciou um terceiro mandato consecutivo como primeiro-ministro da Índia após uma coalizão liderada por seu partido conquistar a maioria dos assentos na mais recente eleição geral.

Modi tomou posse no palácio presidencial da capital, Nova Délhi, no domingo (9). Ele prometeu fazer o certo para todos os tipos de pessoas, de acordo com a Constituição.

A cerimônia de posse reuniu líderes de vários países regionais, incluindo Bangladesh e Maldivas.

Os 543 assentos da câmara baixa foram disputados na eleição. Os eleitores deram 293, ou mais da maioria, para a coalizão liderada pelo Bharatiya Janata Party (BJP) de Modi. Mas o próprio partido sofreu um revés e ficou bem aquém de garantir a maioria sozinho.

Analistas dizem que o governo de Modi precisará tomar decisões políticas levando em conta os interesses dos partidos regionais que formam a coalizão.

A atenção está voltada para saber se Modi será capaz de conduzir seu governo de maneira estável e implementar medidas para enfrentar muitos desafios econômicos, incluindo o desemprego juvenil e as lacunas de riqueza.

As pessoas também esperam que Modi tente revigorar as comunidades agrícolas, que abrigam mais de 60% da população indiana.