25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  6:08
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coreia do Sul retoma transmissões de alto-falantes em direção ao Norte

Medida é retaliação por centenas de balões com lixo enviados pela Coreia do Norte neste fim de semana.

Seul, Coreia do Sul, 10 de junho de 2024 (Agência de Notícias Yonhap) – Militares da Coreia do Sulretomaram as transmissões de alto-falantes direcionadas à Coreia do Norte no domingo (10), após um intervalo de seis anos. A medida é uma retaliação por centenas de balões com lixo que o Norte enviou através da fronteira neste fim de semana.

A mídia sul-coreana relatou que as transmissões na tarde de domingo incluíram algumas notícias.

O militar diz que a continuidade das transmissões depende inteiramente de como o Norte responderá. Afirma que Pyongyang é totalmente responsável pelo aumento das tensões.

A Coreia do Sul costumava transmitir notícias, K-pop e mensagens sobre direitos humanos de alto-falantes próximos à linha de demarcação militar. A campanha havia sido interrompida após a cúpula intercoreana em 2018.

Espera-se que a Coreia do Norte se oponha fortemente à retomada.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul diz ter contado cerca de 330 balões vindos da fronteira desde a noite de sábado (8). Alguns foram encontrados sobre a capital Seul e a província de Gyeonggi. Cerca de 80 balões teriam pousado dentro da Coreia do Sul. Autoridades militares dizem que os balões continham papel e outro lixo, mas até agora nenhum material perigoso foi encontrado.

Esta é a terceira vez desde maio que a Coreia do Norte envia tais balões através da fronteira.

O mais recente incidente ocorreu depois que um grupo de desertores norte-coreanos no Sul enviou seus próprios balões na quinta-feira (6), com panfletos criticando o líder norte-coreano Kim Jong Un e pen drives com dramas sul-coreanos.