25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  5:40
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coreia do Norte envia novamente balões com lixo para a Coreia do Sul

Incidente ocorre após grupo ativista sul-coreano enviar panfletos anti-Pyongyang.

Seul, Coreia do Sul, 10 de junho de 2024 (Agência de Notícias Yonhap) – Militares da Coreia do Sul dizem que a Coreia do Norte enviou novamente balões carregando lixo e resíduos para a Coreia do Sul, em uma aparente resposta à distribuição de panfletos anti-Pyongyang por um grupo ativista no Sul.

O Estado-Maior Conjunto afirmou que os balões viajaram para leste da província norte de Gyeonggi, próxima à capital Seul, até as 23h de sábado (8), e podem ser levados para o sul pelos ventos.

Esta é a terceira vez desde maio que Pyongyang envia um grande número de balões com lixo para o Sul.

Em 2 de junho, o vice-ministro da Defesa norte-coreano anunciou a suspensão temporária da operação com balões.

O oficial disse que a operação seria retomada se mais panfletos anti-Pyongyang fossem enviados do Sul para o Norte. Ele acrescentou que Pyongyang responderia enviando balões com lixo em quantidade 100 vezes maior que os panfletos de propaganda.

O mais recente incidente ocorreu depois que um grupo de desertores norte-coreanos no Sul enviou na quinta-feira (6) balões com panfletos criticando o ditador norte-coreano Kim Jong Un, junto com pen drives contendo dramas sul-coreanos e outros dados.

O governo sul-coreano está considerando retomar as transmissões de propaganda de alto-falantes em direção ao Norte, próximo à linha de demarcação militar que separa as duas Coreias.

As tensões permanecem altas na península coreana, com Pyongyang e Seul trocando provocações em meio aos esforços diplomáticos estagnados.