24.7 C
Kóka
sábado, 2024/07/27  7:25
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Macron e Biden reafirmam solidariedade para apoiar Ucrânia

Líderes discutiram assistência contínua a Kiev durante reunião em Paris.

Paris, França, 10 de junho de 2024 (Agência de Notícias France Press) – O presidente francês, Emmanuel Macron, enfatizou a solidariedade de seu país com outras nações ocidentais em assistir a Ucrânia.

Macron realizou conversações com o presidente dos EUA, Joe Biden, em Paris no sábado (8), um dia após se encontrar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

Em uma coletiva de imprensa conjunta, Macron afirmou que França, Estados Unidos e outras nações ocidentais devem continuar fornecendo assistência a Kiev para salvaguardar a segurança e estabilidade da Europa.

O presidente francês observou que, nos últimos meses, as potências ocidentais autorizaram a Ucrânia a atacar alvos dentro do território russo com armas fornecidas pelo Ocidente e planejaram a criação de uma coalizão de países que enviaria instrutores militares para treinar forças na Ucrânia.

Macron expressou esperança de que os líderes do Grupo dos Sete também se comprometam a apoiar a Ucrânia quando se reunirem para uma cúpula que começa na Itália em 13 de junho.

Biden disse: “Putin não vai parar na Ucrânia. Não é apenas a Ucrânia. É muito mais do que a Ucrânia. Toda a Europa será ameaçada.”

Ele acrescentou: “Os Estados Unidos estão firmes com a Ucrânia. Estamos ao lado de nossos aliados.”

A reunião entre Macron e Biden ocorre em meio a esforços renovados para fortalecer o apoio ocidental à Ucrânia na guerra contra a Rússia, que se arrasta por mais de um ano.