Tóquio, Japão, 11 de junho de 2024 (Agência de Notícias NHK) – Autoridades de defesa do Japão e dos Estados Unidos realizaram a primeira reunião sobre desenvolvimento e produção conjunta de equipamentos de defesa.
Eles se reuniram em Tóquio no domingo (9) e segunda-feira (10). Entre os participantes estavam Fukasawa Masaki, Comissário da Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística do Ministério da Defesa do Japão, e seu contraparte americano William LaPlante, Subsecretário de Defesa para Aquisição e Sustentação.
A reunião ocorre após o primeiro-ministro japonês Kishida Fumio e o presidente dos EUA, Joe Biden, concordarem em abril em estabelecer um fórum sobre o assunto.
As autoridades confirmaram que cooperarão para fortalecer as indústrias de defesa de seus países por meio de transferência de tecnologia e outros meios.
Eles concordaram em estabelecer quatro grupos de trabalho para discutir a produção conjunta de equipamentos, incluindo sistemas de mísseis interceptores PAC-3. Os grupos também considerarão maneiras de realizar trabalhos de manutenção em navios militares e caças dos EUA no Japão.
Mais de 10 empresas japonesas e americanas participaram da sessão de segunda-feira (10). Os participantes confirmaram que o governo e o setor privado realizarão reuniões periódicas.
A iniciativa faz parte dos esforços para aprofundar a aliança de segurança entre Japão e EUA, diante das crescentes tensões regionais envolvendo China e Coreia do Norte.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am