25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  5:43
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Jornalista vietnamita detido por “violar interesses do Estado” em post no Facebook

Truong Huy San, crítico do governo, é preso sob acusação de abuso de liberdade democrática.

Hanói, Vietnã, 11 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Autoridades do Vietnã detiveram um proeminente jornalista crítico do governo sob suspeita de minar os interesses nacionais.

Um comunicado publicado no site do ministério da Segurança Pública diz que Truong Huy San e um advogado foram presos por abusar da liberdade democrática por meio de postagens nas redes sociais que violam os interesses do Estado.

Truong Huy San é conhecido por seus relatórios criticando o principal líder do Vietnã – o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong – e o presidente To Lam.

A Repórteres Sem Fronteiras classifica o Vietnã em 174º lugar entre 180 países e territórios em seu índice de liberdade de imprensa. A entidade diz: “A mídia tradicional do Vietnã é rigidamente controlada pelo partido único. Repórteres independentes e blogueiros são frequentemente presos, tornando o Vietnã o terceiro maior carcereiro de jornalistas do mundo”.

A detenção de Truong Huy San representa mais um caso de repressão à liberdade de imprensa no Vietnã, onde críticas ao governo e ao Partido Comunista no poder são frequentemente punidas.

Grupos de direitos humanos e liberdade de expressão têm pressionado o Vietnã a relaxar as restrições aos meios de comunicação e permitir um ambiente mais aberto para o jornalismo independente.

Analistas apontam que o caso pode gerar novos protestos internacionais contra as práticas repressivas do governo vietnamita em relação à imprensa.