28.5 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  6:57
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

França fornecerá caças e treinamento para pilotos ucranianos

Macron anuncia envio de jatos Mirage 2000 e formação de soldados ucranianos.

Paris, França, 7 de junho de 2024 (Agência Notícias France Press) – O presidente francês Emmanuel Macron anunciou um plano para fornecer à Ucrânia caças Mirage 2000 e treinamento para pilotos.

Anúncio de Macron
Macron revelou o plano em uma entrevista a uma emissora de TV local na quinta-feira (6). Ele afirmou que os pilotos ucranianos serão treinados na França já neste verão.

O Mirage 2000, desenvolvido na França, é considerado um caça de quarta geração, semelhante ao F-16. Seu desenvolvedor afirma que 600 aviões foram produzidos, com alguns exportados para Taiwan, Índia e outros lugares.

Apoio internacional à Ucrânia
A França segue o exemplo de vários outros países que demonstraram apoio ao fortalecimento das capacidades da força aérea ucraniana. Nações como Holanda e Dinamarca anunciaram planos para fornecer caças F-16, enquanto a Suécia prometeu aeronaves de vigilância e controle aéreo.

Formação de soldados ucranianos
O presidente francês também propôs treinar 4.500 soldados ucranianos para formar uma nova brigada. No entanto, ele não forneceu detalhes, como se instrutores franceses seriam enviados à Ucrânia.

Macron disse que anunciará os detalhes da nova assistência na sexta-feira (7), quando se encontrará com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.

A iniciativa da França reforça o apoio internacional à Ucrânia em meio ao conflito em curso, destacando a importância da cooperação militar e do fortalecimento das capacidades de defesa do país.