25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  5:11
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Erupção de vulcão na ilha central das Filipinas desloca milhares de pessoas

Erupção do vulcão Kanlaon força evacuação de quase 2.000 residentes em Negros.

Negros, Filipinas, 7 de junho de 2024 (Philstar) – Quase 2.000 residentes da ilha de Negros, nas Filipinas, estão se abrigando após a erupção do vulcão Kanlaon no início desta semana. Fluxos de lama causados por chuvas intensas estão sendo monitorados em áreas próximas.

Detalhes da erupção
O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia informou que o vulcão Kanlaon entrou em erupção na segunda-feira (3). A erupção durou seis minutos e produziu uma coluna de cinzas de 5 quilômetros de altura.

Alerta e estado de calamidade
As autoridades elevaram o nível de alerta para dois, indicando possíveis novas erupções. Várias comunidades próximas ao vulcão declararam estado de calamidade após serem atingidas pela queda de cinzas.

Histórico de erupções
O Kanlaon registrou 43 erupções desde 1866. A erupção anterior havia ocorrido em 2017. Até o momento, não foram relatadas vítimas ou feridos.

Medidas de segurança
As autoridades locais estão monitorando de perto a situação e tomando medidas para garantir a segurança dos residentes. A evacuação e o abrigo de quase 2.000 pessoas visam proteger a população dos possíveis perigos associados à atividade vulcânica e aos fluxos de lama.

A situação continua a ser acompanhada de perto, com as autoridades prontas para responder a qualquer nova atividade do vulcão Kanlaon.