28.5 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  7:04
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Eleições para o Parlamento Europeu começam na Holanda

Votação nos 27 países da União Europeia definirá políticas para os próximos cinco anos.

Amsterdã, Holanda, 7 de junho de 2024 (EFE) – A votação para as eleições do Parlamento Europeu começou na Holanda nesta quinta-feira (6). Os resultados das eleições, que ocorrerão ao longo de quatro dias nos 27 países membros da União Europeia, moldarão a direção das políticas nos próximos cinco anos.

Importância do Parlamento Europeu
O Parlamento Europeu aprova ou emenda leis que afetam a maioria das áreas políticas da UE. Ele também endossa o orçamento anual da UE e a nomeação do presidente da Comissão Europeia, o braço executivo da UE.

Cada país da UE tem um certo número de assentos alocados proporcionalmente à sua população nas eleições para o parlamento de 720 assentos. Questões importantes incluem o aquecimento global e o influxo de migrantes. Partidos de direita ou extrema-direita, céticos em relação à UE, estão tentando ganhar assentos capitalizando o descontentamento dos eleitores.

Início da votação na Holanda
A Holanda foi a primeira nação da UE a votar. Na manhã de quinta-feira (6), uma estação de votação em uma escola primária na capital, Amsterdã, estava lotada de pessoas votando após levar seus filhos à escola ou antes de ir trabalhar.

Um eleitor disse à NHK que o meio ambiente e o desenvolvimento econômico sustentável são as questões eleitorais mais importantes para ele.

Outra eleitora afirmou que, como a Holanda é um país pequeno na Europa, a UE significa muito para o povo da nação. Ela disse que, nestes tempos desafiadores, a UE deve promover uma maior integração.

Continuação da votação e resultados
A votação continuará em todos os 27 estados membros da UE até domingo (9). Os resultados preliminares são esperados na noite de domingo.

As eleições para o Parlamento Europeu são um momento crucial para definir o futuro da União Europeia e suas políticas, refletindo as preocupações e esperanças dos cidadãos europeus.