27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  1:16
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tropas russas em Kharkiv visam criar zona tampão ao longo da fronteira

Militares ucranianos afirmam que tropas russas atravessaram a fronteira para a região oriental de Kharkiv, provavelmente para estabelecer uma zona tampão entre os dois países.

Kharkiv, Ucrânia – 11 de maio de 2024 – O exército da Ucrânia afirma que tropas russas atravessaram a fronteira para a região oriental de Kharkiv, provavelmente para estabelecer uma zona tampão entre os dois países.

O governador regional relatou nas redes sociais na sexta-feira que os russos iniciaram uma nova fase de sua ofensiva no norte de Kharkiv.

Ele afirmou que uma área próxima à fronteira com a Rússia foi alvo de intensos bombardeios, resultando na morte de dois civis.

Um oficial do Estado-Maior das Forças Armadas Ucranianas disse em entrevista que as tropas russas entraram pelo norte e avançaram um quilômetro para a região.

O oficial disse que a magnitude da incursão sugere que o objetivo não é tomar a cidade de Kharkiv, mas criar uma zona tampão de 10 quilômetros ao longo da fronteira para evitar bombardeios ucranianos em território russo.

O Presidente Ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse aos repórteres que “a Rússia iniciou uma nova onda de ações contraofensivas nesta direção.”

Ele enfatizou que a Ucrânia estava preparada para o ataque e revidou com brigadas e artilharia.

Fontes diplomáticas em Kyiv afirmam que essa é a primeira incursão russa na região de Kharkiv desde que as forças ucranianas recapturaram a maior parte do território em setembro de 2022.