Kharkiv, Ucrânia – 11 de maio de 2024 – O exército da Ucrânia afirma que tropas russas atravessaram a fronteira para a região oriental de Kharkiv, provavelmente para estabelecer uma zona tampão entre os dois países.
O governador regional relatou nas redes sociais na sexta-feira que os russos iniciaram uma nova fase de sua ofensiva no norte de Kharkiv.
Ele afirmou que uma área próxima à fronteira com a Rússia foi alvo de intensos bombardeios, resultando na morte de dois civis.
Um oficial do Estado-Maior das Forças Armadas Ucranianas disse em entrevista que as tropas russas entraram pelo norte e avançaram um quilômetro para a região.
O oficial disse que a magnitude da incursão sugere que o objetivo não é tomar a cidade de Kharkiv, mas criar uma zona tampão de 10 quilômetros ao longo da fronteira para evitar bombardeios ucranianos em território russo.
O Presidente Ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse aos repórteres que “a Rússia iniciou uma nova onda de ações contraofensivas nesta direção.”
Ele enfatizou que a Ucrânia estava preparada para o ataque e revidou com brigadas e artilharia.
Fontes diplomáticas em Kyiv afirmam que essa é a primeira incursão russa na região de Kharkiv desde que as forças ucranianas recapturaram a maior parte do território em setembro de 2022.
- Brazilian Day Japan em Toyota terá Saulo Fernandes como convidado especial - 17 de julho de 2025 10:55 am
- EUA e aliados da UE pressionam Irã com prazo nuclear - 17 de julho de 2025 9:23 am
- Parlamento da Ucrânia aprova renúncia do premiê - 17 de julho de 2025 9:15 am